Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Resenha: A menina que não sabia ler de John Harding

Esse é um livro que surpreende. Você lê a sinopse, vê a capa, lê o título e cria algumas expectativas em relação a história... e se surpreende... afinal não é nada daquilo que você espera.
A capa é encantadora. Linda. Mesmo. 
A tradução/adaptação do título para o português é que não ficou bom. E é o que ajuda a gerar essa falsa percepção sobre o livro. O título original é 'Florence and Giles' e adotar para a tradução em português o título 'A menina que não sabia ler' não foi uma ideia feliz. Com esse título o leitor acaba criando expectativas sobre a obra que acaba não sendo 'aquilo que a gente estava imaginando'.


A história é narrada por Florence - a menina que não sabia ler (ha!) - que aprende a ler sozinha na biblioteca 'proibida' da mansão do tio. O tio - tutor de Florence e seu irmão mais novo Giles - negligencia a criação e a educação dos sobrinhos, deixando-os sob a tutela dos empregados da mansão. Quando Giles vai para a escola, Florence fica só e entediada e começa a explorar a mansão - e ai se depara com a biblioteca proibida. Florence fica encantada com os livros e aprende a ler sozinha para poder desfrutar do encanto dos livros e de seu refúgio proibido: a biblioteca. Essa é a companhia e distração preferida de Florence enquanto Giles está fora de casa. Giles é o centro do mundo de Florence. Quando Giles volta para casa e eles tem de receber a nova preceptora, Florence é tomada pelo pavor de que alguém a afaste do irmão. A partir deste ponto, é difícil saber se o que acontece é verdade ou é fruto da imaginação de Florence... serão reais as maldades e intenções da nova preceptora ou é apenas o ciúme que uma jovem orfã tem de sua única família, o irmão mais novo? Como saber? Há um suspense emocionante e no final (que não vou contar) você pensa que garota engenhosa... quanto sangue frio... e se pergunta como foi que ela conseguiu fazer tudo o que fez e não ter sido pega. Final inesperado. Boa leitura!

Título: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Título original: Florence and Giles
Tradutora: Elvira Serapicos
Editora: LeYa
Edição: 2ª reimp. 2010
ISSN 978-85-62936-11-1
Sinopse
1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário