Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Resenha: O Hobbit - J.R.R. Tolkien


Mais uma história de Tolkien:

O Hobbit narra a história de Bilbo Bolseiro - um pequeno, acomodado e faminto hobbit que vivia tranquilamente em sua toca em Bolsão até ser abordado pelo mago Gandalf e 'carregado' para uma grande aventura. Quando um bando de anões começam a chegar a sua toca, causando muita bagunça e confusão, Bilbo não sabe o que está acontecendo - Gandalf havia dito aos anões que Bilbo era um ladrão e poderia ajudá-los em sua busca ao tesouro. Para surpresa do próprio Bilbo ele se ve aceitando fazer parte da expedição de Thorin e cia. O pequeno hobbit se mostra um companheiro valioso, salvando os anões de muitas enrascadas e vivendo muitas aventuras.

Logo no começo de sua jornada Bilbo e os anões deparam-se com Trolls, e só conseguem escapar com a ajuda do mago Gandalf.

Seguindo a trilha da montanha os anões são capturados pelos orcs, e dentro da montanha Bilbo encontra um anel mágico. Além dos orcs a montanha guarda outros perigos, como o terrível Gollum (criatura maléfica que vive nas montanhas comendo peixe cru e orcs - ou qualquer outra coisa viva que possa pôr as mãos), e Bilbo tem de vencer um jogo de adivinhas para escapar a criatura; Bilbo teve de escapar de Gollum e dos orcs com a ajuda do anel, para poder sair da montanha.

Escapando da montanha os anões, Bilbo e Gandalf se deparam com os Wargs selvagens (uma espécie de lobos malignos) na floresta e são salvos pelo Senhor das águias;

Para seguir em sua jornada, os aventureiros deveriam passar pela Floresta das Trevas, com ordem expressa de nunca sair da trilha, porém a floresta era tão terrível que tudo em que conseguiam pensar era no seu fim e quando avistaram uma luz no meio das árvores, os anões se desviaram da trilha e se perderam na floresta, sendo capturados e aprisionados nas teias de terríveis aranhas gigantes, não fosse por Bilbo e seu anel, os anões teriam sido devorados pelas aranhas.

Os elfos da floresta encontraram os anões e os aprisionaram, ficando livre apenas Bilbo que usava o anel e não podia ser visto. Os anões não quiseram revelar ao Senhor dos Elfos o objetivo de sua expedição e foram mantidos prisioneiros nos calabouços da grande caverna que servia de palácio ao Rei. Bilbo, estando invisível conseguiu bolar uma rota de fuga pelos anões, dentro de barris rio abaixo.

O rio leva os aventureiros até a Cidade do Lago próxima a montanha onde o Dragão Smaug guarda o tesouro dos anões, mas a aventura não acaba aqui, pois há que se dar um fim em Smaug para poder usufruir do tesouro -sem falar no fato que a história do lendário tesouro de Smaug havia se espalhado, despertando muita cobiça, entre homens, elfos e anões.

O livro é muito bom; e é a aventura de Bilbo Bolseiro a base para a saga O Senhor do Anéis - e é pelas mãos de Bilbo que o anel chega até Frodo (o protagonista da trilogia Senhor dos Anéis). Muito bom - e muito mais tranquilo em relação aos nomes do que o Silmarillion. 

Recomendo!

Vale a leitura!

Título: O Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Edição: 3.ed., 2009. 
Páginas: 297p. 
ISBN: 978-85-7827-112-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário